sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Eu sou a Olga Benário das hashtags.

By Tavares 512   Posted at  05:28   Ihqueabuso






Desde que eu entrei no Twitter, Facebook e Instagram, virei um revolucionário de carteirinha. Sou o Nelson Mandela dos 140 caracteres. Sou a Olga Benário das hashtags. Sou os caras-pintadas da era digital. Já vejo meu nome estampado nos livros de história. Já vejo as pessoas tirando fotos com a minha escultura e postando nas redes sociais. Já vejo Chay Suede e Caio Castro brigando nos bastidores para me interpretar. Estou mudando o mundo. Podem me aplaudir. Podem me reverenciar. O universo precisa de mais seres humanos do bem como eu. 

A melhor coisa em ser um revolucionário de poltrona é que eu posso brigar pelos problemas sociais sem suar, sem melecar a cara com tinta guache, sem apitar no meio da rua, sem levar tiro de borracha dos policiais. Não é preciso caminhar contra o vento, sem lenço, sem documento, no sol de quase dezembro. Estou mudando o mundo debaixo do ar condicionado, esparramado na cadeira, sujo de farelo de salgadinho. Penso nas crianças mudas telepáticas entre um episódio de Game of Thrones e uma curtida nas fotos da galera. Brigo pelos pobres e favelados enquanto bato papo com um amigo no chat sobre as resenhas do fim de semana. #ogiganteacordou

Recentemente, uma torcedora gremista chamou o goleiro Aranha de macaco. Não perdi tempo: acordei, escovei os dentes, preparei um café rápido, e fui logo para o Facebook desabafar, protestar e mostrar toda a minha indignação. Em outro episódio parecido, jogaram uma banana para Daniel Alves no jogo do Barcelona e Villarreal. Pois eu tirei uma foto com uma enorme banana da terra para gritar contra o preconceito. Não só eu, claro. Para provar que não há idade para a consciência social, o filho de Neymar também divulgou uma foto em que aparece agarrado com uma fofa banana de pelúcia. Mas no engajamento político das selfies, ninguém é páreo para Angélica e Luciano Huck. Se eu sou a Olga Benário das hashtags, eles só podem ser a Angelina Jolie e o Brad Pitt. Se o casal de atores americanos adota crianças africanas e doa fortunas para tentar amenizar a fome, o nosso casal de apresentadores tupiniquim responde com uma foto no Instagram para acabar com o racismo do futebol. Entre uma viagem de férias a Paris e um passeio à Disney com os filhos, os ativistas Huck e Angélica não perdem tempo de exercer a responsabilidade social. #somostodosmacacos #voudetáxi

Não é de hoje que estou brigando pelos direitos humanos. Ainda lembro, com lágrimas nos olhos, o meu ingresso nessa luta. Em uma noite de frio, com o notebook no colo, li sobre a dura realidade de uma tribo indígena no Mato Grosso do Sul. A situação era dramática e exigia medidas extremas para apoiar a causa. Ali, debaixo do cobertor e com uma xícara de chocolate quente nas mãos, mudei o meu nome nas redes sociais para Ígor Guarani Kaiowá Luz. #nãoépelos20centavos

Estou antenado em toda a gritaria das internets. Não deixo passar uma oportunidade de mostrar o meu apoio a todas as minorias. Perco até o pudor e a vergonha em prol de um bem maior. Para acabar com o estupro e a violência com as mulheres, arranquei toda a minha roupa e fiz um cartaz “Eu não mereço ser estuprada” para espalhar pelas novas mídias. Daniela Mercury, Valeska Popozuda e eu ajudamos a impulsionar essa campanha que foi uma das mais importantes do ano. #EuNãoMereçoLerEstrupada #BeijinhonoOmbro

É importante lembrar que a revolução de pijama não se prende apenas ao racismo, violência, política, homofobia e paz mundial. Nós, revolucionários da sombra e água fresca, protestamos sobre tudo que consideramos injusto. Anitta fez plástica no nariz? Protesto. Cauã Reymond traiu Grazi Massafera? Indignação, choque e conselhos de vida. Rouge cancelou o retorno da banda? Tristeza e desabafo. Nossa série favorita foi cancelada? Gritos escritos em CAIXA ALTA. Queremos beijo gay na TV? Entupimos as redes sociais com hashtags. Com retweets e compartilhamentos, a gente vai mudar o mundo. Sem suar. #BeijaFélixeNiko #VoltaRouge 

O gigante acordou. Mas eu, como já realizei o meu compromisso social de hoje com dois comentários no Facebook sobre o câncer de mama, vou voltar para a cama e tirar um cochilo. #Partiu

Igor Luz

Back to top ↑
© 2013 Buteco 512. WP Mythemeshop Converted by BloggerTheme9
Blogger templates. | Distributed by Rocking Templates Proudly Powered by Blogger.