quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Nachos Mexicanos de Frango e Calabresa Defumada

By Tavares 512   Posted at  08:18   missaogourmet



O desafio do Missão Gourmet da semana foi lançado pelo estudante de Engenharia Civil John Brito. Sabe aquela raça de gente criada pela avó? Que cresceu a base de bolacha Passatempo, Fandangos, Doritos, Leite Ninho e pera? Pois é, John é dessas criaturas, e pediu que eu fizesse alguma espécie de salgadinho caseiro. Salgadinho não desses de festa, tipo coxinha e kibe, mas algo que lembrasse àqueles que vem em pacotes com 80% de vento e o restante de um isopor salgado que não é nada mais que uma bomba de sódio e conservantes.


Mas minha gente. Socorro! Não tava conseguindo pensar nada além de pipoca e batata frita, que me parecem ser os petiscos caseiros mais próximos dos empacotados. Gastei um pouco mais dos neurônios da lynda e me propus a fazer uma versão dos nachos mexicanos, quem me lembram os doritos.

Então vamos lá. A massa é super simples. Usei 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de farinha de milho, a mais fina que encontrar, se não encontrar use uma de fubá e passe num processador ou no liquidificador que dá certo. 2 colheres de chá de manteiga, um pouco de sal, pimenta do reino moída na hora e páprica picante e uma xícara de água. Encontrei versões que usam Sazon ou esses temperos em pacotinhos mas o Missão Gourmet se propõe a fazer versões mais saudáveis e caseiras possíveis. A gastronomia moderna está atenta em ser um drible aos enlatados e produtos prontos e aqui assim também somos nozes.

Misture tudo até a massa fica lisa, não precisa trabalhar tanto a danada. Deixe descansar por 15 minutos.

Enquanto a massa tirava um cochilo da beleza, coloquei na panela de pressão um peito de frango e uma linguiça calabresa defumada com água até quase cobrir o peito, sal e pimenta que serão o recheio dos nossos nachos.

Hora de acordar a massa e meter o pau na nigrinha. Divida a massa em porções e abra com um rolo. Você deve estender até ficar fina. Corte-a em discos, você pode usar uma tampa pequena como referência. Grelhe os discos em uma panela antiaderente até ela ficar firme. Depois disso corte a massa que estará dura (e com aparência de algo que você jamais comeria) em triângulos, como os Doritos. Leve-os então ao forno por uns 10 minutos e polvilhe um pouco mais de sal, páprica picante e pimenta. 


Nesse meio tempo o frango e a calabresa deverão ter cozinhado o bastante para que fiquem fácil de desfiar. Refogue um pouco de cebola, alho e dois tomates, um chilli sem as sementes, e então junte as carnes. O refogado deve ficar mais sequinho, e então depois da chama desligada adicione tempero verde a gosto.

Você também pode preparar um guacamole, que nada mais é que um vinagrete com adição de abacate. Eu prefiro o guacamole com os pedaços de abacate maiores ao invés de amassá-lo e ficar com aquela aparência de vomito da menina do exorcista.

Passados os 10 minutos, retire os nachos do forno que agora estarão crocantes e deliciosos como os salgadinhos. O menino chato criado pela vó (TE AMO JOHN) provou e adorou. 


Lacrei?

Dannillo Rocha

Back to top ↑
© 2013 Buteco 512. WP Mythemeshop Converted by BloggerTheme9
Blogger templates. | Distributed by Rocking Templates Proudly Powered by Blogger.