quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Lasanha é Amor

By Tavares 512   Posted at  10:31   missaogourmet













Se fosse pra fazer um ranking das comidas mais apreciadas pelos brasileiros, certamente o topo se dividiria entre a feijoada, o churrasco e a lasanha. Certamente, também, uma das comunidades do falecido Orkut com tantos integrantes quanto o "Tocava e corria" e "Odeio acordar cedo" era a "Eu amo lasanha". Exceto esse provável parente do Aécio que inclusive me deixou chocadíssimo nesta manchete. 

 

Eu também sou fã e pretendo desenvolver aqui minha versão de uma receita alternativa da tradicionalíssima que assisti uns meses atrás no programa do Claude Troisgros na GNT, o "Que Marravilha - Revanche”. Neste episódio, uma brasileira casada com um italiano prepara a receita que aprendeu com sua sogra italiana. Eu tentei a repetir a receita em casa meio desconfiado com as possibilidades de ingrediente que tinha disponível e admito que me surpreendi. 

Doure alho e cebola. No processador, bata uma cenoura e 1 talo de aipo, uns 3 tomates sem pele e sem semente e refogue também. Na falta do aipo, que é incomum por aqui, eu esquisei como substitui-lo (o que me pareceu uma substituição meio esquizofrênica, mas que deu certo): alguns talos de acelga. Depois de bem refogados, junte por volta de 700 gramas de carnes, divididas em linguiça toscana, lombo de porco e carne bovina moídas. Use ervas do teu gosto: alecrim, tomilho, sálvia, orégano, manjericão, salsa, coentro, cebolinha. Tempere com sal e pimenta e noz-moscada. Adicione uma taça de vinho tinto seco e cozinhe até evaporar todo o líquido. Use uma caixa de molho de tomate de boa qualidade da sua preferência e deixe reduzir um pouco. Adicione 500ml de leite ao molho. Sim, minha gente, eu disse “leite”. Eu achei que era loucura quando vi na receita, mas como era dica de uma tradicional família italiana, eu confiei e mandei ver. Cozinhe em fogo brando e vá adicionando mais 500ml leite aos poucos até garantir um tempo de cozimento entre 1 hora e meia, 2 horas. Este tempo de cozimento largo é importante, pois reduz a acidez do molho. Inclusive para quem geralmente confia apenas em adicionar um pouco de açúcar ao molho de tomate pra reduzir acidez, saiba que cozinhar por um bom tempo é importantíssimo. Eu não sei se é loucura da minha cabeça, mas percebo que quando refogo as carnes e vegetais e rola aquele "pregadinho" no fundo da panela, a acidez fica menos expressiva. 

Além do molho de tomate, eles usam molho bechamel, vulgo molho branco: 2 colheres de sopa generosas de manteiga, eu como amo alho geralmente refogo um dente pra depois dourar 2 colheres de sopa de farinha de trigo. É importante dourar bem a farinha pra que o molho não tenha sabor de trigo. Cozinhe 500ml de leite e deixe engrossar mexendo bem. Finalize com creme de leite fresco e parmesão e deixe esfriar. O molho deve ter aparência consistente e não líquida. 

Na receita original, eles preparam a massa fresca e à ela adicionam espinafre processado. Pra não me delongar, sugiro dar um Google numa massa fresca que, apesar de assustar as pessoas, não dá tanto trabalho quanto se imagina. Se você quiser ser prático, use massas secas mesmo que o resultado também é super satisfatório, ou berinjelas grelhadas, que também podem ser empanadas. Já fiz todas estas possibilidade e ó: lasanha é amor. Fim


Monte a lasanha, revezando o molho bolonhesa, molho bechamel, a massa de sua preferência, queijo mussarela/parmesão, e deixe para a última camada bastante bechamel e os queijos. Leve ao forno e deixe gratinar por 40 minutos a 180 graus.


Dannillo Rocha

Back to top ↑
© 2013 Buteco 512. WP Mythemeshop Converted by BloggerTheme9
Blogger templates. | Distributed by Rocking Templates Proudly Powered by Blogger.