quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Cinema & Gastronomia

By Tavares 512   Posted at  04:33   missaogourmet












Certa vez me pediram indicações de livros que abordassem o tema gastronomia. Acredito ser um bom leitor, mas também tenho que assumir não ter em minha estante uma grande variedade de livros sobre. Adoro romances e diria que é meu gênero favorito. Não gente, romances não são basicamente as histórias de amor, ainda que eu as adore. Amo Sabrina, Emanuelle, mas me refiro aqui aos textos em prosa e que envolvem personagens e o desenvolvimento de uma trama. 


Eu poderia aqui elencar os trechos dos meus romances favoritos ou os que me marcaram quando descrevem pratos, ingredientes, os modos de preparo ou as sensações que provocam. Lembro de diversos dele agora, mas me lembro lembrei de filmes. Como uma cena de "Cidade dos Anjos", de Brad Silberling, em que Nicolas Cage, um anjo apaixonado que desconhece sensações humanas pede a sua amada, a cirurgiã Maggie Rice, interpretada por Meg Ryan pra descrever como é uma pera. E ela responde: "Suculenta. Macia ao paladar, granulosa tipo areia doce dissolvendo na boca". Ai gente, me derreto.


Lembro também de "Comer, Rezar e Amar", livro best-seller de Elizabeth Gilbert que virou filme estrelado por Julia Roberts. A história é o relato da própria autora das suas andanças pelo mundo em busca de redenção após um doloroso divórcio. Um trecho do livro/filme, "Comer", é dedicado à sua passagem pela Itália e suas experiências gastronômicas. O filme é ok, mas as descrições do livro, da entrega da personagem àqueles momentos de prazer sem demasiada preocupação com o espelho são reconfortantes. Neste duelo típico livro/adaptação em filme, o livro ganha fácil . 

Outra cena memorável do cinema de gastronomia é a do filme Ratatouille, onde o ratinho Remy aspirante a chef e o parceiro Linguini, um humano ajudante de cozinha, conseguem arrancar lágrimas de um temido crítico gastronômico turrão ao fazê-lo lembrar da comida de sua mãe. Também me vem à mente A Festa de Babette, filme ganhador do Oscar de Melhor Filme estrangeiro. Todo o filme circula em volta dos esforços e do investimento pessoal de Babette ao elaborar e oferecer um banquete francês aos moradores de um simples vilarejo dinamarquês. O filme é uma aula de gastronomia absurda. 


E finalmente nesta lista não poderia faltar "Julie & Julia", não por ser um filme grandioso, mas por ter mudado minha perspectiva sobre cozinhar. O filme baseado em fatos reais retrata a história da famosa chef e apresentadora de TV Americana Julia Child, interpretada por Meryl Streep (aqui, mais uma vez indicada ao Oscar). Julia Child desafiando sua pouca habilidade em cozinhar se inscreve na renomada escola de culinária francesa Le Cordon Bleu e isso não lhe rende apenas um diploma de chef, mas uma respeitada enciclopédia de gastronomia além de popularizar nos EUA a até então inacessível culinária francesa. Ao mesmo tempo no filme é contado em contraponto a história de Julie Powell, uma simples secretária que decide preparar todas as receitas do livro de Julia Child e relatar suas experiências num blog. Depois de assistir este filme senti vontade de sair cozinhando o mundo. E de lá até cá, não mais parei de me interessar por este universo.


É, isso aqui era pra ser uma lista sobre livros, mas não consegui não me render aos filmes, minha memória fotográfica falou mais alto. Prometo que num próximo Missão Gourmet me atenho a elencar uma listinha de livros.

Dannillo Rocha

Back to top ↑
© 2013 Buteco 512. WP Mythemeshop Converted by BloggerTheme9
Blogger templates. | Distributed by Rocking Templates Proudly Powered by Blogger.