quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Missão Gourmet: Bacalhau com Natas

By Tavares 512   Posted at  05:00   missaogourmet












Existem várias vertentes de diferentes matrizes étnicas da gastronomia que influenciaram o caldeirão diverso da culinária nacional. Com mais pujança creio nos influenciaram mais as de origem africana, indígena e portuguesa. 

Acredito ter aparecido pouco aqui no Missão Gourmet as receitas de origem portuguesa. Foram através dos portugueses à época da colonização que vieram pra cá os queijos, os doces a base de ovos, o açúcar (óbvio), o leite, bolos, os manjares, e outras tantas iguarias e especiarias, utensílios e maneiras de preparo. Aprendi na 1ª série que eles vieram explorar tudo o que tínhamos de mais precioso. e nisso incluí-se o nosso pau-brasil. Mas esse não é de cumê. Ou é?

Sim minha gente, são eles também os responsáveis pelo reconhecimento e por introduzir o bacalhau na alimentação mundial. Falar de bacalhau, de introdução e pau-brasil soa um pouco promíscuo, mas a gente adora. Foram os portugueses que começaram a pescar o peixe e a difundir e diversificar o seu preparo. E se você come hoje um bom bacalhau, bata o joelho no chão e agradeça aos portugueses. Se não quiser, caso não agrade o bacalhau, agradeça então à mama África. E nem me peça, que não vou explicar a piada.

Uma das minhas receitas favoritas aprendi com o amigo Júlio que morou em Lisboa e trabalhava num restaurante lá. É o Bacalhau com Natas. Natas para os portugueses nada mais é que o nosso popular creme de leite.

Vamos a receitinha.

Bacalhau com Natas

Dessalgue o bacalhau de um dia pro outro trocando a água algumas vezes. Se você preferir ou resolver preparar para consumo imediato use o bacalhau fresco, porém o sabor do peixe fica menos rico para o meu paladar.

Afervente rapidamente por volta de 500gramas do peixe, escorra, retire as espinhas, a pele e escamas e desfaça-o em lascas grosseiras.

Descasque umas 4 batatas grandes, lave-as retirando o excesso do amido, corte em cubos e seque-as. Depois de bem enxutas, frite-as em óleo quente só até cozerem, não é necessário dourar. Escorra e reserve-as em papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

Noutra panela coloque azeite e leve 2 cebolas cortadas em fatias até que fiquem translúcidas, acrescente uns 3 dentes de alho em finas fatias, folhas de louro a gosto também, pimenta do reino e em seguida o bacalhau e depois as batatas. Envolva todos os ingredientes e reserve. 

Prepare um molho bechamel. Derreta manteiga (2 colheres), junte farinha de trigo (também 2 colheres de sopa), deixe dourar e acrescente aos poucos duas xícaras de leite até conseguir uma consistência cremosa. Tempere com sal à gosto, pimenta e noz moscada. Ao final junte uma lata de creme de leite, algumas poucas gotas de suco de limão e uma gema.

Do bacalhau, retire as folhas de louro, e misture 2 terços do molho acima. Unte uma travessa com azeite, espalhe a mistura do bacalhau e por cima o restante do molho e queijo parmesão.

Leve ao forno aquecido até derreter o queijo e dourar. Estupendo (Leia com sotaque português).




Back to top ↑
© 2013 Buteco 512. WP Mythemeshop Converted by BloggerTheme9
Blogger templates. | Distributed by Rocking Templates Proudly Powered by Blogger.