quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Missão Gourmet: Massa de Nhoque!

By Tavares 512   Posted at  10:41   missaogourmet











Sempre temi massas. Invento de preparar, e no meio do caminho sinto vontade de desistir e acho que vai dar tudo errado. Sempre acho que coloquei ou farinha de mais ou de menos. Quando levo pra assar/cozinhar sempre acho que vai perder ou ficar crua ou cozida demais, molenga como uma gelatina ou rígida como a cara de pau das inimigas. O processo de fermentação da massa, sempre parece que vai dar em algo que ou explodirá a casa ou te dará uma prisão de vente que durará um mês. Mas cozinha é algo que necessita prática e intimidade até você ganhar experiência e segurança, como tudo que você pretende se dedicar na vida. Tem gente que já nasce com o dom (que é o meu caso, CREA), mas até os grandes mestres se empenham no exercício. 

Também não sou um grande fã entusiasmado por massas. Uma vez na semana me dou por satisfeito. E isso inclui pães, pastas e etc. Mas esta receita cara, eu preparei e se pudesse (e a dieta permitisse) comeria varias vezes ao dia, no mês no ano até parecer que tinha engolido o Hiper Bom Preço. E como não sou fã de massas, sempre sinto desejo de comer uma variação destas que encontramos secas ou já prontas do supermercado. As massas frescas, ou preparadas por nós mesmos em casa, são muito mais saudáveis e saborosas. 

Vou me ater somente a receita da massa, e o molho deixo a critério de vocês. Inclusive pretendo publicar aqui no Missão Gourmet algumas receitas e dicas de alguns tipos de molhos embora alguns deles já tenham aparecido por aqui. 

Leve ao forno em médias 500 gramas de batata enroladas em papel alumínio com a casca por 30 minutos ou até estarem macias. Esprema-as ainda quentes e misture a elas 100 gramas de farinhas de trigo, entre duas e três gemas, parmesão e mussarela ralados, sal, pimenta do reino e noz moscada. Misture tudo até ficar homogênea mas não é necessário sovar. 

Enrole a massa sobre uma mesa enfarinhada como canos finos até ficar lisa. Cozinhe os nhoques rapidamente em água salgada até que subam a superfície. Escorra-os, interrompa o cozimento levando-os a uma vasilha com água gelada e cubos de gelo. Escorra novamente bem, para que o excesso de água não dissolva o molho. 


Num refratário adicione o molho os nhoques e outra camada de molho e queijo da sua preferência e leve pra gratinar no forno pré aquecido. 

Não sou o Super Mario, mas Mamma mia! 

Back to top ↑
© 2013 Buteco 512. WP Mythemeshop Converted by BloggerTheme9
Blogger templates. | Distributed by Rocking Templates Proudly Powered by Blogger.