terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Você, o assassino e o estuprador

By Tavares 512   Posted at  10:06   bebidasubstantivofeminino





Eu costumo dizer que esses são tempos difíceis pra quem acredita no melhor das pessoas. Na última semana, eu fui levada a pensar dessa forma várias e várias vezes. Todo mundo já cansou de acompanhar a repercussão do discurso retrógrado da cantora Anitta em rede nacional. A gente também viu a pesquisa do Instituto Avon e Data Folha, divulgada pelo programa Bem Estar, apontado que 48% dos jovens brasileiros acham errado mulheres saírem sem os seus companheiros. Os que tiveram estômago um pouco mais forte, assistiram ao vídeo da jovem alemã espancada até a morte por defender meninas vítimas de abuso sexual. Ou da garota de 14 anos que teve 40% do corpo queimado pelo namorado, em Goiânia, após uma discussão. Ainda ontem, vimos que a capital indiana baniu a atuação de empresas de táxi online na cidade, após uma passageira ser estuprada por um motorista desse serviço.

Vocês podem estar cansados de ouvir, mas, feliz ou infelizmente, eu não me canso de falar. Ah, não mesmo. Fora dos holofotes da mídia e sem o calor da nossa indignação, casos como esses estão acontecendo, agora mesmo, em qualquer esquina por aí afora. Protegidos pelos muros de casas de famílias também. Apesar de toda a violência bruta me chocar, são os pequenos atos propagadores da superioridade masculina que mais me incomodam diariamente – porque é essa mentalidade que sustenta a violência. É essa a mentalidade que está nos costumes dos nossos pais, nos discursos dos nossos namorados, na postura dos nossos colegas de trabalho, nas atitudes das nossas amigas, nas conversas das mesas de bar. E, algumas vezes sem perceber, está em nós mesmos.

Você, que se acha certo porque não bate em sua namorada, apenas controla o tamanho da roupa dela – você sustenta a agressão. Você, que se acha certo porque se diverte ensinando o seu filho, ainda criança, a levantar a saia da coleguinha na escola – você sustenta a agressão, e tão logo o seu filho a praticará. Você, que chama de “viado” o cara que não quis ficar contigo ou que brochou na cama com você – querida, você sustenta a agressão. Você, que não acha nada demais uma mulher ouvir cantada na rua – você também sustenta a agressão. Anitta, você que acha que mulher não pode ficar com quantas pessoas quiser porque tem que “se dar ao respeito” - você sustenta a agressão. Garoto que esteve na plateia do Altas Horas e afirmou que terminaria com a namorada se ela saísse sozinha, porque “mulher é pra ficar em casa” - você sustenta a agressão. Jovens brasileiros, vocês que indicaram que mulher não deve ficar bêbada em festa, ir pra cama no primeiro encontro e que veem diferença entre “mulher pra namorar” e “mulher pra ficar” - vocês vergonhosamente sustentam a agressão.

Agora, sabe o marido que pratica violência doméstica? Sabe o cara que publicamente passa a mão no corpo de uma garota que está caminhando na calçada ao seu lado, ou aquele que se esfrega em uma menina num ônibus cheio? Sabe o chefe que assedia sua funcionária, moral e sexualmente? Sabe o namorado que jogou álcool e ateou fogo no corpo da adolescente por suspeitar de traição? Sabe o homem que assediou duas adolescentes e depois espancou até a morte a jovem que tentou defendê-las? Sabe o estuprador, aquele que aborda uma mulher sob tortura e faz sexo com ela a contra vontade, que se sente no direito de invadir o seu corpo e usá-la como um objeto? Aquele que repete esse ato a cada 12 segundos no Brasil? Eles fazem isso isso porque pensam igual a cada um de vocês. E em discursos como o seu, de subjugação feminina, não importa em qual esfera, eles encontram respaldo para fazer o que fazem. É isso mesmo. Sinto muito em ser eu a portadora da má notícia, mas se você é um homem ou uma mulher de pensamento e atitude machista, a ponte que separa você de um assassino ou estuprador é bem pequena. Sinta vergonha disso.

Leia também:

Anitta, você é boba SIM para obedecer.

48% dos jovens acham errado mulher sair sem o namorado, diz pesquisa

Jovem é espancada e morre por defender adolescentes de assédio sexual

Jovem é suspeito de atear fogo no corpo da namorada de 14 anos por ciúmes

Nova Déli proíbe todas as empresas online de táxi após caso de estupro

Back to top ↑
© 2013 Buteco 512. WP Mythemeshop Converted by BloggerTheme9
Blogger templates. | Distributed by Rocking Templates Proudly Powered by Blogger.