quarta-feira, 25 de março de 2015

Buteco Eletrônico: Decibéis X Ouvidos

By Tavares 512   Posted at  10:54   ButecoEletronico




A música é um elemento presente no dia a dia de quase todos nós. Durante a semana é comum ouvirmos nossas listas preferidas com o fone de ouvido no volume máximo, ou muito perto disso.

Já nos finais de semana, o estrago fica por conta do soundsystem de baladas, bares e festivais. Isso sem contar os momentos de alegria em que resolvemos grudar na caixa da esquerda.

E como tudo em excesso faz mal, a exposição em excesso a altos volumes pode provocar a perda progressiva da audição e até mesmo surdez.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 1,1 bilhão de jovens correm risco de sofrer perdas de audição por ouvir música alta durante horas seguidas. O estudo alerta que atualmente já existem mais de 43 milhões de jovens entre 12 e 35 anos com deficiências auditivas.

Além disso, cerca de 40% desses jovens estão expostos a níveis excessivos de barulho em baladas, bares e eventos esportivos.

Cientificamente, um nível inseguro de ruído é estar exposto a 85 decibéis durante mais de oito horas ou a 100 decibéis durante 15 minutos. Cem decibéis é o nível médio do som em uma balada fechada. Sabe aquele zumbido que costumamos ouvir depois de uma noite de festa? É um dos sinais claros de que o ouvido foi "estuprado". E se a música ou o DJ forem ruins, o efeito piora, dizem os especialistas.

Ainda segundo pesquisas, para manter os ouvidos intactos, deveríamos usar os fones de ouvido na metade do seu volume máximo e não passar mais do que 7 minutos em frente a uma caixa de som de grande porte.

Mas aí, que graça teria a vida não é mesmo ? #noway


A organização propõe ainda que os fabricantes de dispositivos eletrônicos incluam na sua configuração a indicação de níveis seguros de ruído e informação sobre os riscos de ultrapassá-los. A OMS recomenda ainda que centros de lazer e esporte diminuam o volume, ofereçam tampões aos clientes e espaços sem barulho. Finalmente, a organização pede que os governos modifiquem a lei para limitar o ruído das atividades recreativas.

Na balada não resistimos ao som de pertinho, mas vale a dica diminuir o volume dos headphones, uma vez que o uso é continuo, progressivo e que pode acabar danificando seriamente sua audição.






Back to top ↑
© 2013 Buteco 512. WP Mythemeshop Converted by BloggerTheme9
Blogger templates. | Distributed by Rocking Templates Proudly Powered by Blogger.