E aí, Butequeiros... como vocês estão? Prontos para mais uma dica topster de onde comer em Conquista City? Confesso que o restaurante de hoje já é figurinha carimbada lá no meu instagram (@buteco512) e me senti totalmente me falta em não dividir essa preciosidade com vocês e aposto que muitos leitores já conhecem. A dica de hoje é o Hotel e Restaurante Zé do Bode, que Funciona de segunda à sábado, mas só serve o Bode assado nas segundas, terças e quartas. Isso porque o bode, às vezes, não dá pra quem quer e nem chega durar até quarta-feira...hehe
Zé do Bode serve PF e Comerciais há 40 anos, mas no ponto atual apenas há 20 anos, logo ali, na Av Integração 3227. Lá vende também um Bode assado que é salgado, tipo carne do sol, o que pra mim que quase não come sal foi desafiador, mas é bem saboroso, confesso. Agora a rabada... Gzuis do céu, sensacional. Tá no meu Top 5 Rabadas de Conquista, fácil.
O "Conquistense" perdeu o hábito de se alimentar com carne de bode, carneiro, porco com o passar dos anos e principalmente depois do advento da "RIO-BAHIA". Por sermos introcamento, recebemos e absorvemos várias outras culturas e formas de se alimentar, perdendo um pouco da nossa. A Professora Amélia de Souza Barreto, legou aos pesquisadores da História Local um importante documento sobre a antiga culinária regional. É um Bonito trabalho com ilustrações do artista Romeu Ferreira: "A Alimentação no Planalto de Conquista - 1930 a 1950". Vale a pena a leitura!
Pronto, voltemos ao Zé do Bode, que mantem a tradição do bode assado e vamos falar do PF. Super bem servido e pode pedir também o comercial, que ideal pra 02 duas pessoas, mas quem sou eu pra julgar a fome de cada um...hehe. Como sempre digo, "toda porção é individual, só depende do tamanho de sua fome". Ainda não conheço a Feijuca que serve aos sábados. Me disseram que era de responsa, vou ter que conferir.
O Local funciona das 7hr às 19hr... Tem almoço e jantinha. Lá sai uns petiscos pra tomar uma gelada e devo abrir um parêntese para carne do sol de lá, que só é servida à noite... vá por mim, é deliciosa!
Ao chegar lá notará que não há luxo, mas a comida é deliciosa e o atendimento é bem cortês e eficiente. O movimento é contínuo, as pessoas entram, comem, pagam e saem... Mas todos cumprimentam o dono e os funcionários, ou seja... A clientela é cativa!
Na parede do fundo há uma exposição com cédulas de todo canto do mundo. A pequena amostra faz parte da enorme coleção pessoal do Sr Zé do Bode. E ai? Gostaram da Dica? Me sigam no instagram (@buteco512) que lá tem um acervo de responsa e dicas diárias. Um forte abraço e até a próxima.