segunda-feira, 8 de junho de 2015

Papo Íntimo: Exercícios Perineais ou Exercícios de Kegel

By Tavares 512   Posted at  08:01   PapoÍntimo











Na década de 40 o médico ginecologista Arnold Kegel percebeu que suas pacientes que sofriam de incontinência urinária após a gestação apresentavam quase sempre um visível enfraquecimento dos Músculos do Assoalho Pélvico (MAP). A partir desta analogia ele supôs que o fortalecimento da MAP deveria corrigir a incontinência urinária, e o guiou a desenvolver uma série de exercícios para a reabilitação desta musculatura, conhecidos como Exercícios de Kegel em sua homenagem. 

Kegel observou resultados surpreendentes, praticamente todas as pacientes tiveram resultados positivos. Foi registrado, em todas elas, no mínimo alguma redução na incontinência, sendo que em alguns casos o problema havia sido totalmente eliminado. Para sua surpresa, a maioria das pacientes relatou uma melhora significativa no prazer durante o ato sexual. Algumas delas que, por exemplo, nunca havia sentido um orgasmo anteriormente, experimentavam pela primeira vez desta sensação, simplesmente pela estimulação da MAP através daqueles exercícios tão simples. Kegel publicou vários artigos descrevendo a relação entre a função do assoalho pélvico com a continência urinária e o desempenho sexual da mulher, que servem de base para a fisioterapia uro-gineco-obstétrica até os dias de hoje. 

Os músculos pélvicos estão localizados na região entre as pernas, a partir do osso púbico (região frontal da vagina/pênis) até o cóccix (final da coluna). Eles servem como uma rede de sustentação para a bexiga, o útero e o intestino, e a controlar os músculos que fecham o ânus, a vagina e a uretra. Quando estão fracos ou prejudicados de alguma forma, como em consequência do parto ou menopausa, por exemplo, eles não fazem seu trabalho de forma eficiente, chegando a causar incontinência urinária, diminuição no prazer sexual e prolápsos genitais ("queda" de algum órgão/ ”bexiga baixa”). 


Os exercícios para a MAP proporciona a melhora do desempenho sexual de homens e mulheres. A intensidade dessa mudança varia de acordo com cada caso e, principalmente, com a intensidade e perfeição de treinamento (nem muito, nem pouco). Com exercício constante, há uma hipertrofia (aumento de força e resistência) da musculatura. Como a MAP comprime a vagina e a uretra, a sensação é de que a vagina vai ficando mais “apertada” ou firme, melhorando a sensação de pressão interna durante o ato sexual. 

Os exercícios perineais consistem na contração e relaxamento destes músculos. O objetivo deste é recuperar o tônus muscular e a força dos músculos de modo a prevenir ou reduzir problemas do pavimento pélvico e potencializar a satisfação sexual. Como em todo exercício físico, o fluxo sanguíneo é estimulado, isto melhora a sensibilidade local favorecendo e intensificando o orgasmo. Lembrando que a ereção é um fenômeno vascular, que depende diretamente de um bom fluxo sanguíneo, estes exercícios para os homens são fundamentais. A ereção se torna mais firme, e com uma boa dose de propriocepção e coordenação motora é possível inibir ou atrasar o orgasmo pelo tempo que se desejar. Para as mulheres os exercícios vaginais propiciam um contato maior com o próprio corpo, melhorando a percepção corporal e consequentemente a qualidade de vida. 

Dra Avany Novaes  - Fisioterapia Pélvica 
77 88786949 / 77 92020091 
avanynovaes@hotmail.com 























Back to top ↑
© 2013 Buteco 512. WP Mythemeshop Converted by BloggerTheme9
Blogger templates. | Distributed by Rocking Templates Proudly Powered by Blogger.